La Interprofesional de la Patata de Francia CNIPT organiza Masterclasses virtuales para alumnos de escuelas de cocina y de hostelería de España.

A CNIPT, A Comissão Interprofissional francesa da Batata, organiza Master Classes online sobre os usos culinários da batata, junto dos alunos das Escolas de Hotelaria e de Turismo de Portugal.

Num contexto de confinamento que nos afeta a todos, inclusive aos alunos das Escolas de cozinha, A CNIPT, A Comissão Interprofissional da batata em França, colabora com o Chefe Luis Machado, para criar Master Classes à distancia e em direto sobre os usos culinários da batata, aos alunos das 12 escolas de Hotelaria e de Turismo de Portugal.

A produção de batatas na Península Ibérica não é suficiente para satisfazer as necessidades do mercado. Neste contexto, a França completa a oferta portuguesa e posiciona-se atualmente como o primeiro exportador da Península (1º exportador em Espanha com 538 373 T de batatas exportadas em média nas campanha de 2015-2019). Neste sentido, a CNIPT dá inicio a um trabalho pedagógico junto de prescritores, ou seja futuros chefes e restauradores ibéricos, de maneira a formá-los na boa escolha e ao bom uso das batatas em cozinha.

A batata é um produto acessível que agrada a todos. Alia tradição e modernidade na cozinha e permite realizar inúmeras receitas do quotidiano. Com os Master Classes, os futuros chefes poderão descobrir todas as vantagens da batata e irão receber elementos chaves para as escolher. Receitas tradicionais e modernas, irão destacar a segmentação culinária das batatas. De facto, as batatas podem ser classificadas em 3 grandes famílias segundo características culinárias : vapor, forno ou puré e especiais fritas. É essencial escolher a batata consoante a sua receita de maneira a realizar um prato de excelência.

Essas Master Classes virtuais serão realizadas pelo Chefe Luis Machado, reconhecido pelas participações em programa televisivos, formações culinárias, cookingshows mas também conselhos em restauração. É regularmente júri em concursos culinários e publicou um livro de receitas « Jantamos em casa ». A partir desses Master Classes, o Chefe irá adaptar receitas portuguesas e atestar da importância de escolher as batatas certas. O Chefe irá aconselhar e dar dicas para cozinhar melhor esses tubérculos, mas também para as selecionar, as conservar e conhecer os benefícios nutricionais… Partilhará em direto com os alunos e responderá às dúvidas e perguntas, de maneira a que as mensagens sejam percebidas e assimiladas pelos futuros chefes.

O primeiro Master Classe realizou-se no dia, 21 de abril e o chefe apresentou 3 receitas em função das 3 grandes famílias de batatas:
– Batatas rosti e as suas costeletas de borrego: uso da batata “forno e puré” com polpa untuosa
– Carne de vaca estufada com batatas e espargos: uma receita da época com batata a polpa firme para se manter na cozedura
– Cascas de batatas crocantes: uma receita atual anti desperdício

Podem visualizar o vídeo do nosso primeiro Master Classe:
*Os próximos Master Classes terão lugar nos dias 28 de abril e 5 de maio.