Tipos de batata

A importância do uso culinário e o tipo de batata

De acordo com a receita, o prato que queremos realizar e o modo de cozinhar, são pontos essenciais para escolher o tipo de batata mais adequado.
Seguir as recomendações dos profissionais no ponto de venda ou as indicações que geralmente estão nos rótulos e que garantem a boa adequação entre as batatas compradas e os usos recomendados, são fundamentais para ter bons resultados na cozinha e desfrutar deste produto milenar.

Há sempre uma variedade de batata que se adapta melhor, consoante a sua textura e características, aos diferentes usos culinários e tipos de receita desejados: ao vapor, cozidas (especialmente para saladas), salteadas, refogadas, guisadas, gratinadas, ao forno (inteiras com pele), sopas, cremes, batatas fritas…

ESCOLHE O TIPO
DE BATATA IDEAL
PARA A TUA RECEITA

A VAPOR OU COZIDAS

Trata-se de batatas de polpa firme que têm uma excelente consistência e que não escurecem com a cozedura. São ideais para cozeduras a vapor ou com água e são cozinhadas também na frigideira, salteadas ou refogadas. E claro, para saladas onde a batata também tem um destaque.

Fritas

Trata-se de batatas que, devido ao seu elevado teor de matéria seca, permitem que fiquem douradas e estaladiças por fora e que, no seu interior, apresentem uma textura untuosa. Por isso, são as mais apropriadas para este tipo de uso.

AO FORNO, EM PURÉ

São as batatas que se adaptam à cozedura num prato para o forno (assadas inteiras com pele). Com a sua textura untuosa, adaptam-se igualmente aos purés, sopas, cremes, gratinados, grelhados (cozedura lenta) e pratos no forno.