Mitos e realidades

O quanto sabe sobre batata?

A batata engorda?
É mais calórica do que os outros feculentos?
Pode comer-se com a pele?
Pode ser consumida todos os dias?
Saiba mais sobre as respostas

A batata engorda?
Podemos tomá-la em cada refeição sem ganhar peso. Porquê? Porque é composta de 80% de água e contém apenas 0,3% de lípidos. No entanto, há que dar prioridade às preparações “naturais”, ou seja, em água ou ao vapor, simplesmente acompanhadas de um pouco de azeite.

 

É mais calórica do que os outros feculentos?
Cozida em água ou ao vapor, contém menos de 80kcal por 100 grs, o que é muito pouco e a converte num feculento menos calórico que o arroz, as massas, os cereais, o pão ou os legumes.

 

Pode comer-se com a pele?
Aconselha-se a comer o mais frequentemente possível a batata com a pele ou a descascá-la muito ligeiramente, já que é sob a pele e na polpa mais próxima que se encontram as vitaminas e os minerais. Atualmente, a maioria das variedades tem uma pele bastante fina e as técnicas de lavagem e escovagem utilizadas antes da comercialização facilitam o consumo da batata com pele.

 

Pode ser consumida todos os dias?

Com os glúcidos complexos e os nutrientes que contém (minerais, fibras, vitaminas…), a batata ganhou legitimamente o seu lugar na alimentação diária equilibrada. Saladas, sopas, cremes, purés, assados com outros legumes… fazem parte de uma dieta diária.