Os benefícios nutricionais da batata

Conheça todas as propriedades e benefícios para a saúde

As propriedades nutricionais da batata e os benefícios de uma dieta equilibrada são numerosos e variados. É um produto fresco, legume e feculento ao mesmo tempo, com poucos lipídios e uma interessante composição de glúcidos complexos.
A batata contribui para uma redução do consumo médio dos lípidos totais (cozidos ao natural, sem matéria gorda) e dos açúcares simples. Da mesma forma, o seu consumo permite aumentar os níveis de fibras, vitaminas e minerais. Rico em sabores para todos os gostos, a batata é um produto saudável e agradável.

As suas propriedades

Graças aos seus inúmeros benefícios nutricionais, a batata contribui para o equilíbrio da dieta de cada um de nós. As fibras presentes na pele e na polpa favorecem a sensação de saciedade e facilitam o trânsito intestinal. A batata contém cerca de 20 minerais.

É um dos poucos alimentos com amido que contêm vitamina C.

Segundo as variedades, a batata contém entre 15 e 19% de glúcidos complexos, o que lhe confere qualidades nutricionais de um feculento. Estes açúcares complexos libertam a sua energia lentamente, contrariamente aos açúcares simples, favorecem a saciedade e evitam os pequenos desejos.
O conteúdo em fibra (2gr por 100gr) da batata facilita o trânsito intestinal. Consumindo cozido (com água) e com a pele, pode representar 18% das necessidades diárias de fibra por cada 250grs.

A batata contém uns vintes minerais: potássio, magnésio, fósforo… Por exemplo, 250 gramas de batatas fornecem 56% das necessidades de potássio.

A batata é, portanto, um alimento ideal para dietas reduzidas em lipídios. No entanto, perde interesse se cozinhar com excesso de matérias gordas. A fritura, por exemplo, multiplica por 3,4 o valor energético de uma batata cozida com água. Também é ideal para dietas sem glúten, desde as entradas até as sobremesas, já que pode substituir as farinhas dos bolos (em fécula ou em puré).

ESTRELA NA COZINHA E PARA A SUA SAÚDE

NUTRITIVA

Além do amido, a batata contém muita vitamina C (é o único hidrato de carbono que fornece vitamina C) e fornece também uma ampla gama de vitaminas do grupo B (B1,B2,B3,B6,B9) e de sais minerais essenciais (potássio, magnésio e ferro, magnésio, cobre).
Uma porção de 300 gr. de batatas (+/-2 batatas grandes) cobre 15% da dose diária recomendada em fibras e 25% se consumido com pele. As fibras aumentam o efeito de saciedade dos glúcidos. Consumir batatas juntamente com espinafre por exemplo é recomendado porque as fibras dos espinafres otimizam o efeito de saciedade.

O facto de cozinhar as batatas com pele permite-lhe conservar melhor as suas vitaminas e minerais. Além de cozê-la ao vapor durante 20 a 25 minutos favorece a digestão, portanto, a assimilação de todos os seus nutrientes.

ENERGÉTICA

A batata é particularmente adaptada aos desportistas graças à sua riqueza em glúcidos complexos e em potássio, indispensável à contração muscular. 400 g de batatas na primeira refeição antes de uma competição permite fornecer a energia necessária e prevenir hipoglicemias.
A batata é ideal para o desenvolvimento físico e mental das crianças porque elas trazem muita energia e saciedade, as quais são indispensáveis para a concentração mental durante as aulas e para a prática de atividade física.

LEVE

A batata é adequada para uma dieta de emagrecimento. Ao contrário de outros feculentos, contém muitos micronutrientes e fibras, que desempenham um papel importante na saciedade.
Com efeito, contrariamente às crenças populares, a quantidade calórica de uma batata de 100gr (+/-batata média) é de apenas 80 kcal. quando cozida a vapor ou em água.

Preparadas em purés ou gratinadas no forno, por exemplo, levam uma quantidade moderada em calorias (entre 94 e 100 kcal por 100 gr.). As batatas fritas e chips podem ser cozinhadas de uma forma mais leve, por exemplo, no forno com um pouco de azeite ou com robôs de cozinha mais modernos que permitem limitar a quantidade de azeite utilizado.