Nutrição e dicas

Escolher as batatas, conservá-las, cozinhá-las….
tudo uma arte

Visualmente, devem ter uma cor homogénea e nenhum sinal de escurecimento, de reverdecimento ou de germinação. Ao toque, devem estar firmes. Segundo o uso, ao forno, ao vapor, fritas… Todas as batatas não se adaptam a todas as receitas: têm especificidades ou aptidões culinárias que lhe são próprias.

ESCOLHE O TIPO
DE BATATA IDEAL
PARA A TUA RECEITA

A VAPOR OU COZIDAS

Trata-se de batatas de polpa firme que têm uma excelente consistência e que não escurecem com a cozedura. São ideais para cozeduras a vapor ou com água e são cozinhadas também na frigideira, salteadas ou refogadas. E claro, para saladas onde a batata também tem um destaque.

Fritas

Trata-se de batatas que, devido ao seu elevado teor de matéria seca, permitem que fiquem douradas e estaladiças por fora e que, no seu interior, apresentem uma textura untuosa. Por isso, são as mais apropriadas para este tipo de uso.

AO FORNO, EM PURÉ

São as batatas que se adaptam à cozedura num prato para o forno (assadas inteiras com pele). Com a sua textura untuosa, adaptam-se igualmente aos purés, sopas, cremes, gratinados, grelhados (cozedura lenta) e pratos no forno.

A importância do uso culinário e o tipo de batata

De acordo com a receita, o prato que queremos realizar e o modo de cozinhar, são pontos essenciais para escolher o tipo de batata mais adequado.
Seguir as recomendações dos profissionais no ponto de venda ou as indicações que geralmente estão nos rótulos e que garantem a boa adequação entre as batatas compradas e os usos recomendados, são fundamentais para ter bons resultados na cozinha e desfrutar deste produto milenar.

Há sempre uma variedade de batata que se adapta melhor, consoante a sua textura e características, aos diferentes usos culinários e tipos de receita desejados: ao vapor, cozidas (especialmente para saladas), salteadas, refogadas, guisadas, gratinadas, ao forno (inteiras com pele), sopas, cremes, batatas fritas…

NO QUE RESPEITA À CONSERVAÇÃO,
TRÊS DICAS SIMPLES

EVITAR OS GOLPES DURANTE O TRANSPORTE OU A MANIPULAÇÃO, JÁ QUE PROVOCARIAM DANOS QUE ESCURECEM AS BATATAS.

GUARDÁ-LAS NUM LUGAR SEM LUZ. REVERDECERIAM E TERIAM UM SABOR AMARGO.

FRESCAS, MAS NÃO MUITO FRIO. DEVEM SER GUARDADAS NUM LUGAR FRESCO E SECO, ENTRE 6° E 8°.

Cozer bem

Seja qual for o modo de cozedura, é necessário escolher batatas com o mesmo calibre, para assegurar uma cozedura homogénea.

EM ÁGUA

Iniciar a cozedura com água fria para assegurar a cozedura do interior. Em 20-30 minutos estarão prontas.

NO MICROONDAS

Utilizar batatas vendidas em sacos para esse fim. Caso contrário, coloque as batatas num prato adaptado, com um fundo de água e cobri-lo com filme alimentar. Cozinhe entre 8 e 12 minutos.

NO FORNO

Não remover a pele da batata e perfurá-las levemente para que não rebentem. Cozinhá-las a 180º (nível 6) durante 50 minutos aproximadamente e obter batatas com pele deliciosas.

NA FRIGIDEIRA

Para batatas suculentas refogadas ou salteadas, lavar as batatas, cortá-las em pedaços e secá-las num pano. Isso eliminará o excedente de amido e evitará também que não se colem entre elas.

EM FRITURA

Enxaguar e secar as tiras de batatas para que não fiquem coladas. Refogá-las primeiro a 160º para escaldá-las e depois a 180º para que se dourem bem. Escorrer bem e adicionar uma pitada de sal antes de servir.

Tendências Alimentares

Fonte de saúde

Mitos e realidades